A versatilidade do MDF na construção

mdf construção

O mercado de construção, por conta do alto custo envolvido na atividade, busca sempre por novos produtos e técnicas com o objetivo de diluir os custos. A ideia é encontrar recursos mais acessíveis e práticos, mas que ofereçam resistência duradoura e segurança para a atividade.

As placas de fibra de madeira de média densidade (MDF) foram uma dessas inovações. O produto é relativamente recente, tendo surgido nos Estados Unidos, durante a década de 60. No Brasil, só chegou na metade da década de 90 e demorou um pouco para ganhar seu espaço.

 

Como é feito o MDF?

As placas de MDF são produzidas a partir de fibras de madeira que são unidas através de resina sintética e compactadas através da pressão e do calor, resultando numa chapa maciça. Elas adquirem uma boa resistência e estabilidade, podendo ser torneadas e entalhadas.

 

Praticidade

O compensado feito a partir da fibra de madeira tem boa resistência a água e durabilidade. Também não sofre com a variação de temperatura. Permite acabamentos do tipo envernizado, pinturas, aplicações de tecidos e papel de parede, e laminas de madeira e PVC.

 

Versatilidade

Sua grande versatilidade o torna atrativo para vários segmentos da indústria. Atualmente, são utilizados na produção de móveis, objetos de decoração e artesanato. Na construção civil são amplamente utilizados pisos, rodapés, almofadas de portas, divisórias, portas usinadas, batentes, balaústres e peças torneadas.

 

Ambientalmente responsável

A exigência da legislação e o interesse em causa ambientais aumentaram o interesse por questões do meio ambiente. O MDF atende o interesse desse público por ser ambientalmente responsável. Ele é produzido com madeiras de florestas cultivadas especificamente para este fim, sem utilizar recursos naturais.

 

Conseguiu entender porque o MDF é uma ferramenta tão interessante para o mercado de construção?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *